segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O CAFÉ

Da Etiópia para o Mundo



Assim como o ser humano, o café se originou na Etiópia. E assim como o ser humano, o café conquistou todos os continentes. Bebida de sabor amargo e extremamente aromática, o café é o resultado de um processo que inclui a colheita dos frutos (pequenos e de cor vermelha, como na foto acima), a secagem dos mesmos, a retirada, a torrefação e a moagem das sementes. O resultado é o pó que, misturado à água quente produz uma infusão extremamente estimulante devido à substância cafeína. Mas não é só isso. Descobriu-se que o café bebido três vezes ao dia previne doenças como diabetes, mal de Parkinson, depressão, cálculos biliares e câncer de cólon, entre outras. Infarto, gastrite e úlcera de estômago associadas ao café não passam de mito. Além disso, o café contém vitaminas do complexo B, potássio e cálcio e a recomendação é de que seu consumo seja sempre moderado pois como tudo que é ingerido em excesso, faz mal. 



No mundo inteiro existem vários tipos de grãos de café como o Arábica, mais nobre, que é cultivado entre 600 e 2000 metros de altitude (quanto mais alto, melhor). Sua variedade, o Kona, considerado um dos mais saborosos, encontrou nas encostas do vulcão Mauna Loa, no Havaí, sua residência particular. Outro tipo de café é o Robusta Africana ou Conilon. Como sua acidez é mais baixa ele é muito utilizado para cafés solúveis. O café que chega às nossas xícaras geralmente é um blend destas variedades. Mas existem duas espécies que nós, pobres mortais raramente iremos apreciar. A primeira delas é o Kopi Luwak, produzido no outro lado do mundo, nas ilhas de Sumatra, Bali e Java. Os grãos deste café são ingeridos por um mamífero chamado civeta e, em contato com o suco gástrico do animal têm seu aroma e sabor modificados. As fezes são recolhidas, os grãos lavados torrados e moídos gerando um dos cafés mais apreciados do planeta, com o quilo do pó chegando a R$ 1.000,00 (mil reais). O segundo café mais caro vem também das fezes de um animal. É o Jacu Coffee, cujos grãos são ingeridos e digeridos por um pássaro. Seu quilo custa em torno de R$ 300,00 (trezentos reais) só que é produzido aqui mesmo, no Brasil.
Para finalizar, o café surgiu como bebida por volta do século IX entre os árabes islâmicos. Chegou a Europa no século XVI proibido para o consumo de cristãos. Mas isso só até o papa Clemente VIII provar. Franceses e holandeses (estes através da Companhia das Índias Ocidentais) trouxeram os primeiros grãos para a América. Coube ao sargento-mor Francisco de Melo Palheta em 1727 contrabandear alguns grãos do café para ser plantado no Brasil. Cem anos depois já era nossa maior fonte de receitas no comércio exterior.  Santé!!!



13 comentários:

  1. Fala sobre as mulheres mais poderosas da história.
    Nome:Ana Angela N:4 Série: 1c

    ResponderExcluir
  2. Ok, Ana Angela. Vou falar. Já estou pesquisando.

    ResponderExcluir
  3. Prof fala sobre o triângulo das bermudas

    Jonatha reis n°27serie 1°c

    ResponderExcluir
  4. Prof fala sobre o triângulo das bermudas

    Jonatha reis n°27serie 1°c

    ResponderExcluir
  5. Prof fala sobre o triângulo das bermudas

    Jonatha reis n°27serie 1°c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU!!!! Triângulo dos Bermudas é um dos assuntos mais fascinantes do mundo!!! Vou falar sim. Pode ficar tranquilo!!!!

      Abraços.

      Excluir
  6. Gostei do blog professor William, abrange diversos assuntos! espero que en breve o Sr fale sobre a Civilização Romana e ainda mais adquirir vídeo aulas para seu blog.
    Henrique Adriano N'14. 2A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa a sugestão das vídeo aulas, Henrique. E quanto à Civilização Romana, já estou trabalhando nisso.

      Excluir
  7. Muito bom o blog Prof...Parabéns!!
    Eu gostaria de saber se Cartas em garrafas existiu mesmo..e como foi usada no passado!?
    Espero que o Sr publique sobre..;)

    Bruna Barbosa...N°04 ..3°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existiu e foi mais comum do que você imagina, Bruna. Vou pesquisar e logo logo estarei publicando a respeito.

      Excluir
  8. Prof
    Fala sobre : Oque foi o ataque as torres gemeas

    Pedro henrique 8ºB

    ResponderExcluir
  9. Saber sobre a cafeína e suas curiosidades,foi realmente uma forma de conhecimento,aprendizagem e espero que este blog se desenvolva,e tenha mais conteúdo como este. Pedro Augusto n°18 S:8°c

    ResponderExcluir
  10. ai professor olhei o seu blog e gostei dele só que você poderia fala sobre a ditadura no brasil por que fez parte da historia de nosso pais e que muitos não conhecem fica dica. nº34 2A Raviel Sales

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE