Message in a Botlle
Just a castaway, an island lost at sea, oh
Another lonely day, with no one here but me, oh
More loneliness than any man could bear
Rescue me before I fall into despair, oh
Pode parecer estranho, muito estranho, mas mensagens encontradas no interior de garrafas boiando à deriva no oceano são mais comuns do que se imagina. Como ou quando começou, ninguém sabe. Talvez na Antiguidade com as primeiras garrafas de vidro criadas pelos fenícios, mas é claro que isso não passa de mera especulação. O que sabemos é que marujos desleais, trapaceiros, desertores, briguentos, piratas ou não, eram deixados em ilhas desertas para morrer com nada mais além de uma garrafa de rum. Após beberem o conteúdo da garrafa, davam um jeito de escrever um bilhete em papel ou até mesmo tecido e o colocavam na própria garrafa que depois de lançada ao mar seguia o caminho das correntes oceânicas indo parar nas mãos de um pescador ou outro marinheiro. Isso pode ter acontecido com frequência durante os séculos XVI a XIX e não existem evidências historiográficas que tenha sido desta forma. Como eu disse, não passam de suposições.
I'll send an S.O.S. to the world
I'll send an S.O.S. to the world
I hope thet someone gets my
I hope thet someone gets my
I hope thet someone gets my
Message in a Botlle, yeah
Message in a Botlle, yeah
Sabemos, no entanto, que existem casos reais de garrafas encontradas com mensagens em seu interior relatados ao redor do mundo, alguns extremamente curiosos. Vamos a eles:
Caso 1:
O pescador alemão Konrad Fischer (o sujeito que aparece na foto acima) segura, presa à sua rede de pesca, uma garrafa contendo uma mensagem datada de 1913, a bordo do veleiro Maria I, em Kiel na Alemanha. A mensagem, colocada dentro de uma garrafa de cerveja foi mostrada para uma das netas do autor, segundo um museu local e entrou para o Guinness, o Livro dos Recordes como a mensagem mais antiga encontrada em uma garrafa.
A year has passed since I wrote my note
But I should have known this right from the start
Only hope can keep me together
Love can mend your life but
But love can break your heart
Caso 2:
Durante uma caminhada em uma praia da Escócia, um casal encontrou a garrafa acima contendo uma mensagem datada de 1971. A carta foi escrita por Raymond Davidson há quarenta e quatro anos atrás, época em que Davidson tinha quatorze anos e estava visitando a Escócia, pois morava na Inglaterra.
"Esta carta foi jogada ao mar em Cove, Aberdee em 15/01/71 por Raymond Davidson (14 anos). Por favor entre em contato." dizia a mensagem que dava o endereço de um bairro chamado Carlisle, na Cumbria (noroeste da Inglaterra).
Shelley Thomas conta que ela e o marido Sean saíram para caminhar na areia da praia quando depararam com algumas garrafas. Ele, que é colecionador, começou a revirá-las e então achou a garrafa lançada por Davidson. Ambos tem esperança de se encontrar com o autor da mensagem que deve estar com 59 anos.
I'll send
an S.O.S. to the world
I'll send
an S.O.S. to the world
I hope that
someone gets my
I hope that
someone gets my
I hope that
someone gets my
Caso 3
O cartão postal acima foi encontrado por Marianne Winkler, uma aposentada alemã na praia de Amrum, Alemanha. Estava no interior de uma garrafa jogada ao mar entre 1904 e 1906 o que lhe daria 111 ou 109 anos de idade e bateria o recorde do Caso 1 como a mensagem mais antiga encontrada em uma garrafa. É um cartão postal é pede que quem o encontre envie para a Associação de Biologia Marinha do Reino Unido em Plymouth, Inglaterra. O porta voz da Associação, Guy Baker disse estar animado com o achado. Segundo ele, a instituição lançou no Mar do Norte cerca de mil garrafas contendo a mesma mensagem e fazia parte de um estudo sobre correntes marinhas oceânicas dirigido por George Parker Bidder. Como podemos notar, a mensagem está escrita em inglês, alemão e holandês e promete uma recompensa de um Shilling (subdivisão da libra esterlina, extinta em 1971). Atualmente esta mensagem já consta no Guinness como a mais antiga do mundo encontrada em uma garrafa.
Message in
a bottle, yeah
Message in
a bottle, yeah
Message in
a bottle, yeah
Message in
a bottle, yeah
Walked out
this morning, don't believe what I saw
Hundred
billion bottles washed up on the shore
The police... muito boa a banda
ResponderExcluirThe police... muito boa a banda
ResponderExcluirSem dúvida, Gabriel. E o cantor Sting (que significa ferrão em inglês) está ainda melhor hoje em dia, com uma música mais pessoal e introspectiva, sem pensar tanto na questão da grana.
Excluir